segunda-feira, 2 de julho de 2012

Como um novo projeto de jornalismo de dados está de olho na floresta amazônica


Um novo projeto de jornalismo de dados espera mapear os hotspots da floresta amazônica, verificando o desenvolvimento, desmatamento e incêndios florestais.

Lançado no Rio +20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, o InfoAmazonia é um mapa interativo, fácil de usar, oferecido em três idiomas: espanhol, inglês e português -- com informações atualizadas sobre o ecossistema mais intacto do mundo. Mapas dispõem de dados e notícias recentes, que podem ser contribuídos pelos leitores. Dados sobre o site também estão disponíveis para download, podendo ser uma ferramenta de pesquisa interessante.

"Apesar do importante papel que a floresta desempenha na saúde da América do Sul e do ambiente global, existe pouca informação disponível sobre as ameaças à sobrevivência da região", disse Gustavo Faleiros, editor da agência brasileira de notícias ambientais, O Eco, criador do InfoAmazonia e bolsista do Knight International Journalism Fellowship Program.



Durante um seminário do lançamento, Faleiros falou a 30 jornalistas sobre os dados, fotos e mapas na plataforma. Os participantes também aprenderam a categorizar artigos geograficamente ("geo-tag"), usando planilhas como o Google Fusion Tables, e aplicativos de dados, como o Google Terra e o MapBox, um produto do Development Seed para contar histórias. Ao combinar os dados, fotos de satélite, mapas e gráficos, o projeto pretende dar às pessoas uma informação melhor sobre o que está acontecendo no terreno.

Faleiros passou três meses desenvolvendo o projeto durante a bolsa. O InfoAmazonia começou como uma parceria entre a agência O Eco e a Internews, com o apoio da Climate and Development Knowledge Network. A plataforma do mapa e o sistema de publicação foram concebidos pelo Development Seed.

Ele espera que os dados serjam atualizados com frequência por jornalistas, ONGs e cidadãos, tornando-se um registro visual e gráfico do desenvolvimento, desmatamento, incêndios florestais, mineração e outras ameaças à floresta tropical.

"O objetivo: [é] parar e até mesmo reverter os danos ambientais a este precioso recurso natural", disse Faleiros.

Fonte: International Center For Journalists (ICFJ)

Nenhum comentário: