sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Esgoto tratado no Barreto

Isabel de Araújo

Prevista para ser inaugurada no fim de novembro, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Barreto teve sua primeira fase concluída ontem. Iniciada em janeiro deste ano, ela será a sétima estação entregue pela concessionária Águas de Niterói em sete anos de atuação no município.

Orçada em R$ 4 milhões, a nova edificação vai ligar os bairros Barreto e Engenhoca à atual rede coletora e beneficiará cerca de 50 mil pessoas. De acordo com Cláudio Abduche, diretor-executivo da concessionária, a nova obra elevará o nível de esgoto tratado e coletado para 90%.
"Hoje (ontem) foi concluída a última etapa de concretagem. Com isso, finalizamos a construção civil, ou seja, a parte estrutural da estação. O orçamento é referente à construção da ETE-Barreto e da instalação dos coletores-tronco, que vão ligar nova ETE à rede coletora", esclareceu Abduche. Ainda segundo o diretor, o próximo passo é a montagem dos equipamentos, que começaram a ser entregues na nova ETE desde ontem. "Finalizaremos a obra com a urbanização do espaço, para descaracterizar o formato de rede de tratamento de esgoto", concluiu.

Balanço – A empresa atua no município de Niterói desde 1999 e tem concessão para operar os serviços por 30 anos. Em seis anos de atuação, conseguiu elevar o índice de esgoto coletado de 40%, em 1999, para 75%, em 2004. Prestes a completar sete anos de concessão, no início de novembro, manterá a impressionante marca de inaugurar uma estação por ano.
Orgulhoso com os resultados, o diretor-executivo Cláudio Abduche frisou que a média nacional de esgoto coletado e tratado, divulgada pelo Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é inferior a 20% e com a nova estação, o município atingirá 90%.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário: