quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Biomassa já supera grandes hidrelétricas

Roberto do Nascimento

Enquanto se fala no risco de um novo apagão elétrico e muitos tentam atropelar precauções com o meio ambiente com o argumento de que não pode faltar energia, projetos de todos os portes reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como limpos e capazes de reduzir ou evitar a emissão de gases de efeito estufa vão se avolumando no Brasil.

Essa revolução limpa e silenciosa já gera quase 1.400 MW a partir de biomassa, ou 55% dos 2.512 MW de capacidade instalada de mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL) compreendendo, além da biomassa, grandes é pequenas centrais hidrelétricas, energia eólica e biogás. Somente aqueles que registraram seus projetos de acordo com o Protocolo de Kyoto para ter direito de emitir créditos de carbono já geram mais energia do que grandes usinas como Furnas e Serra da Mesa. Com base num ranking hipotético, esses projetos somados corresponderiam à 13ª maior hidrelétrica do País. A geração de energia, aí incluídas todas as fontes, é a principal fonte de projetos de MDL brasileiros (157), responsáveis por evitar a emissão de 115,94 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) ou seu equivalente em outros gases-estufa. Em segundo lugar, vem a suinocultura, com 38 projetos capazes de evitar que 19,15 milhões de toneladas de CO2 cheguem à atmosfera na forma de gás metano.

Os aterros sanitários, embora em número menor (28), evitam um volume maior de emissões (66 milhões de toneladas de gases). No mais recente levantamento feito pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, o Brasil conserva o terceiro lugar em projetos de MDL, com 260 milhões de toneladas de gases-estufa evitados, atrás da China (2,02 bilhões) e da Índia (929 milhões). Em número de projetos, a situação é a mesma: China, com 846, ìndia, com 762, e o Brasil, com 251. O total de projetos de MDL em todo o mundo já supera 4 bilhões de toneladas evitadas de CO2, equivalente ao emitido pelo cidade de São Paulo por 266 anos.

Fonte: DiárioNet

Nenhum comentário: