terça-feira, 28 de outubro de 2008

CAVERNAS BRASILEIRAS INDO PRO BURACO!!!

“Durante anos a comunidade científica e espeleológica tentam formular conceitos e estratégias de preservação das cavernas brasileiras”.

O Decreto 99.556/1990, tenta fazer algo inédito em nível global, classificar essas formações subterrâneas em níveis de relevância - baixo, médio, alto e máximo -, levando em conta critérios ecológicos, paleontológicos, religiosos, cênicos e arqueológicos. Como se vê, missão multidisciplinar para lá de trabalhosa, mas que nem assim aos olhos do governo inspirou participação científica.

Chegou à Casa Civil uma minuta para alterar profundamente a principal legislação que garante a proteção das cavernas brasileiras. Basicamente, esta minuta quer considerar as cavernas intocáveis se elas tiverem características excepcionais, como a maior do país, ou características biológicas únicas, por exemplo. O resto passa a ser vistas como passíveis de sofrerem impactos, claro, devidamente compensados com dinheiro dos empreendimentos.

Avaliações iniciais indicam que esse “resto” equivale a nada menos que 80% das cavernas brasileiras, estimadas em mais cem mil pelo governo. Apenas cinco mil estão relativamente cadastradas [...].

Resumindo, esta compensação ambiental financeira é irrelevante para as grandes corporações, sendo uma solução rápida e prática. Se a minuta for assinada, toda e qualquer caverna fora de Unidade de Conservação estará sujeita e exposta a um sério crime ambiental.

Os moderadores da Lista de Discussão Eco-Subterrâneo, com o apoio de alguns membros da comunidade espeleológica, formularam um manifesto e abaixo assinado, na esperança de minimizar, evitar, constranger esta ação do Governo, um verdadeiro RETROCESSO AMBIENTAL.

Vamos tentar impedir!

Como se não bastasse à devastação superficial de nossos biomas, querem agora acabar com o subterrâneo...

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR:

http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/2115

Contatos e mais informações:

Adriano Gambarini
Geólogo, praticante de espeleologia a 20 anos. A 10 anos é considerado o principal fotografo de cavernas do Brasil, já tendo publicado na National Geografic, Geo e principais revistas do Brasil.
http://www.gambarini.com.br/
E-mail: adriano@gambarini.com.br

Eleonora Trajano
Professora Titular do Instituto de Biociências da USP, praticante de espeleologia desde 1975 e bioespeleologia desde 1978.
(11) 3721 0909 - Residencial
(11) 3091 7620 - USP
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783116A6
E-mail: etrajano@usp.br

Ericson Cernawsky Igual
Praticante de espeleologia a 23 anos, membro fundador do GPME (Grupo Pierre Martin de Espeleologia)
(11) 8753 4968
E-mail: ericson@eco-subterraneo.com.br

Maria Lina Bichuette
Professora Doutora da UFSCar, praticante desde 1988 e bioespeleologia desde 1996
(16) 9245 0940
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4797357H6
E-mail: bichuette@uol.com.br

Solon Almeida Netto
Praticante de espeleologia a 12 anos, membro fundador da SEP (Sociedade Espeleológica Potiguar)
(84) 9921 0146
E-mail: solon_almeida@yahoo.com.br

Fonte: http://www.eco-subterraneo.com.br/
http://br.groups.yahoo.com/group/Eco-Subterraneo/

Nenhum comentário: