terça-feira, 5 de outubro de 2010

Instituições discutem qualidade ambiental do Rio Japaratuba

Por Saulo Coelho, da Embrapa

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) realiza na quarta-feira( 6 ) , a ‘Oficina para Avaliação da Qualidade Ambiental da Bacia do Rio Japaratuba’. Promovido em parceria com a Universidade Federal de Sergipe – UFS, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Semarh e o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS, o encontro terá a participação de representantes das instituições parcerias e membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba – CBHJ.

A oficina inicia às 8 horas e se estende até o final da tarde, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Capela, no Leste Sergipano. A iniciativa integra as ações do projeto ‘Aplicação de ferramentas de geoprocessamento e de modelagem matemática na avaliação dos impactos ambientais decorrentes das atividades antrópicas na Bacia do Rio Japaratuba, em Sergipe’. O projeto foi aprovado pelo sistema nacional de editais da Embrapa e iniciado em abril de 2010, com duração de dois anos.

O objetivo principal da ação é avaliar os impactos sobre os recursos hídricos, decorrentes das atividades relacionadas ao uso da terra na bacia do Rio Japaratuba. A ferramenta científica utilizada será a modelagem matemática associada a Sistemas de Informações Geográficas – SIGs.

A ideia da oficina é envolver os atores sociais das comunidades ligadas à bacia do rio Japaratuba no processo de levantamento de informações sobre a qualidade ambiental. Os aspectos mais importantes a ser analisados são os recursos hídricos e o solo. As discussões serão feitas em grupos de trabalho, utilizando-se recursos da metodologia de Planejamento Estratégico-Participativo (PEP).

Mais Informações: sac@cpatc.embrapa.br

Nenhum comentário: