quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Aumento nos casos de dengue faz governo federal tratar problema como epidemia

Cleide Lopes Vieira

A diretora técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Sônia Brito, disse hoje (28) que o governo federal já trata e considera os casos de dengue no Brasil como uma epidemia. Segundo ela, o momento agora é de juntar esforços para controlar o avanço da doença."A gente está tratando como se uma epidemia fosse, mesmo que não seja em níveis alarmantes, mas a gente pode considerar. E, assim, todas as iniciativas que temos feito junto ao estado e ao município tem sido para controlar essa situação, em especial em Campo Grande, onde está o maior número de registros”, explica a diretora.

Nos dois primeiros meses deste ano, o número de casos da doença no Brasil aumentou 17% em relação ao mesmo período do ano passado Foram confirmados 53 mil casos de dengue, dos quais 52,8 % estão em Campo Grande, capítal do Mato Grosso do Sul (30 mil casos e duas mortes).Em segundo lugar, vem o Mato Grosso, com 4,3 mil casos, seguido por Minas Gerais, com 3,3 mil, e ainda Paraná e Goiás. Cerca de 64% dos casos estão concentrados na região Centro-Oeste. De acordo com o Ministério da Saúde, no início do ano, houve um repasse adicional de R$ 326 mil para contratação de agentes de controle de endemias. Campo Grande recebeu um verba extra de R$ 330 mil."Fizemos ainda a contratação de um consultor permanente, para dar suporte técnico, além de levar dez carros para fazer ações de controle do vetor e ainda mais equipamentos como carros e motos, e mais inseticida para ajudar os municípios no controle da doença”, afirma a diretora da Secretaria de Vigilância em Saúde.

Ela aconselha a popuplação a usar repelentes de mosquito em regiões de risco, tomar cuidados domiciliares para evitar a infestação e não dificultar a entrada de agentes para aplicação de inseticida nas propriedades."Por mais ações que nós façamos, se não houver uma ação conjunta entre estado, município e sociedade, nós jamais conseguiremos os efeitos desejados.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: