quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Operação defeso da piracema apreende quase duas toneladas de peixes no oeste do Pará

Foto: Antônio Zildomar

Christian Dietrich

A Divisão de Fiscalização e Controle (DICOF) da Gerência Executiva do Ibama em Santarém, no oeste do Pará, desencadeou, na semana de Carnaval, uma operação de fiscalização do período de defeso da piracema, nos municípios de Juruti, Óbidos e Santarém. Foram lavrados três Autos de Infração que totalizaram R$ 21.000,00 em multas.

Houve apreensão de 1942 kg de peixes de espécies com a pesca e a comercialização proibidas. Os pescados apreendidos, a maior parte da espécie Mapará, foram doados para o Conselho Tutelar, a Polícia Militar, Igreja Adventista e para a Secretaria de Assistência Social do município de Óbidos. Também foram apreendidos quase cinco quilômetros de redes malhadeiras, com a malha fora das medidas permitidas, sendo que uma delas media mais de dois mil metros. Foram atendidas denúncias feitas através da Linha Verde do Ibama, e também foram realizadas fiscalizações de rotina, abrangendo alguns lagos nos municípios onde houve a operação, como o Lago Grande do Curuai, além de áreas de várzea da região do baixo Amazonas, onde houve a abordagem de diversas embarcações de pesca.

A colaboração das Colônias de Pescadores dos municípios é de grande importância para o sucesso do defeso. Os pescadores flagrados na atividade ilegal, além de serem multados, terem os peixes, petrechos e embarcações apreendidos, podem perder o direito de receber o seguro defeso, remuneração paga pela Secretaria Nacional de Pesca para complementar a renda dos pescadores profissionais durante o defeso da piracema. Segundo o chefe da DICOF do Ibama em Santarém, Manoel Costa Filho, as operações de fiscalização do defeso da piracema vão continuar em toda a região.

Fonte: Ibama/PA

Nenhum comentário: