segunda-feira, 31 de julho de 2006

Programa do Biodiesel se consolida em Alagoas

Maceió, 31/07/06

A coordenação e o comitê gestor do Programa do Biodiesel de Alagoas se reuniram este mês para avaliar o andamento das ações do programa, desenvolvido pelo governo do Estado. De acordo com o comitê gestor, inicia-se um período de consolidação, após a oficialização do programa por meio do decreto Nº 3.261, de 28 de junho de 2006, e do anúncio do acordo de cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

No início deste mês o programa comemorou outro avanço. A Sementeira Renascer, criada para atender aos agricultores com sementes de qualidade, recebeu certificação oficial. Outros projetos incluem a montagem de uma unidade-piloto de produção de biodiesel, em parceria com a Ufal, e a instalação de um centro de referência e um laboratório para análise do solo, junto com a Funesa. Atualmente, a plantação da mamona é realizada nas 45 unidades demonstrativas instaladas em Água Branca, Canapi, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Maribondo, Ibateguara e Mar Vermelho. Os sete municípios foram selecionados no primeiro zoneamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A produção da matéria-prima encerra em outubro e os contratos de compra já estão sendo elaborados. A fábrica Óleos Vegetais de Alagoas (Oleal) se comprometeu a adquirir a primeira colheita da matéria-prima.

Na ocasião ainda foram tratadas questões referentes à realização do próximo seminário do Programa de Biodiesel, previsto para o final de agosto, e à participação do comitê gestor no 2º Congresso Brasileiro de Mamona, em Aracaju, onde será apresentado um novo zoneamento agrícola de Alagoas feito pela Embrapa. No total são 33 municípios alagoanos identificados como aptos para o plantio da mamona. O programa deverá beneficiar duas mil famílias de áreas rurais, investindo na inclusão social e no desenvolvimento regional via geração de postos de trabalho e complementação da renda familiar. A coordenação, composta pela Secretaria Executiva de Planejamento e Orçamento e pelo Sebrae, e o comitê gestor, formado com representantes de 14 instituições parceiras, voltam a se reunir no próximo dia 26.

Fonte: Alagoas 24 horas

Nenhum comentário: