segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Alunos de São Gonçalo fazem visita à Baía de Guanabara

São Gonçalo, 14/08/06

Gabriel Felice

Pela primeira vez, a Prefeitura de São Gonçalo está organizando a Agenda 21, que consiste no apontamento dos principais problemas ambientais para traçar políticas públicas eficazes. Através do Projeto Baía da Guanabara – Abraçamos essa idéia – parceria entre a Divisão Internacional Paint do Grupo Akzo Nobel e a Prefeitura – 24 alunos dos ensinos fundamental e médio do Ciep Adão Pereira Nunes, no bairro de Neves, foram convidados com mais seis professores para conhecer o entorno da Baía de Guanabara e compor também a Agenda."Essa iniciativa é muito importante porque nunca tivemos um trabalho onde pudéssemos mapear os problemas da cidade", diz Cláudia Barbosa, que é bióloga e coordenadora do projeto.

O grupo percorreu praias como a de Caeiras e da Luz, em Itaóca e a Praia das Pedrinhas, no bairro da Boa Vista. Os principais problemas apontados pela equipe são as enchentes causadas pela ocupação irregular e o lixo jogado nas margens dos rios. "Muitas empresas ainda continuam jogando parte dos detritos nas nossas praias, o que acarreta na poluição", aponta Barbosa. A coordenadora pedagógica do Ciep Sônia Bianquini destaca a importância do projeto para a conscientização social dos alunos. "Os jovens estão acostumados a ter amigos e a se relacionar muito próximo ao local onde moram. Muitos nem conheciam estes lugares e não sabiam que a cidade possui potencial turístico e ecológico. Eles agora vão olhar para a cidade deles com outros olhos". Prova disso é o estudante da 8ª série, Leandro Ferreira, 14 anos, que experimenta pela primeira vez a sensação de estar contribuindo para a cidade onde vive. "A gente tem que dar valor para esses lugares que estão sendo perdidos porque estão abandonados".

O subsecretário de Meio Ambiente de São Gonçalo, Gláucio Brandão, explica que a organização da Agenda 21 vem sendo realizada em várias frentes. A Associação de Moradores e Amigos do Engenho Pequeno já vem apontando os problemas sofridos pela população local. "Os primeiros indicativos de meio ambiente que temos nos foi repassado por esse relatório. Vamos juntá-lo a todas as outras iniciativas do projeto". Brandão informa também que em Itaóca vem sido feito um trabalho com os pescadores e os catadores de lixo que participam da elaboração de um documento que descreve os problemas locais. "A Agenda 21 é um grande passo porque envolve todos os setores da sociedade. É uma discussão em conjunto para que o Poder Público depois possa traçar políticas eficientes. É a democracia", declarou o subsecretário.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário: