quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Córrego é contaminado

Juiz de Fora, 16/08/06

Polícia constatou morte de peixes e vai investigar caso

Gleice Lisboa e Leonardo Toledo

O proprietário de um posto de gasolina, na cidade de Simão Pereira, é suspeito de ser o responsável
pela contaminação da água do Córrego da Balança com combustível. A denúncia foi encaminhada à Polícia Militar Ambiental de Juiz de Fora por moradores, que reclamavam do forte cheiro de gasolina nas proximidades
do córrego, na noite de segunda-feira. Segundo as denúncias feitas pelos moradores, o dono do posto estaria comercializando gasolina adulterada. Com receio de ser autuado pela fiscalização, o empresário teria descartado o combustível em um bueiro, localizado nos fundos do estabelecimento, que deságua no córrego.

Na manhã de ontem, os moradores constataram a mortandade de peixes. As margens do córrego estavam
repletas de animais mortos. Segundo a polícia, não há como calcular a quantidade de combustível derramado.
Amostras da água do córrego serão encaminhadas à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) para análise. A multa só poderá ser emitida mediante laudo do órgão. Os indícios de contaminação, entretanto,
são evidentes. Em recipiente contendo cerca de meio litro de material, formou-se uma camada de óleo negro com mais de um centímetro de espessura.

Licença
Segundo a Polícia Florestal, o estabelecimento funciona sem licenciamento ambiental da Feam. O dono do posto
não teria cumprido nenhuma das 15 determinações básicas exigidas pelo órgão. O caso será investigado pela
Delegacia de Matias Barbosa. A ocorrência também foi encaminhada à Feam e ao Ministério Público. Como não houve flagrante, ninguém foi preso.
A polícia tentou entrar em contato com o proprietário do posto, mas ele não foi encontrado. A secretária do empresário teria informado que ele estaria viajando. Moradores, entretanto, teriam afirmado que o suspeito foi visto no posto minutos antes da chegada da polícia.

Fonte: Jornal Panorama

Nenhum comentário: