quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Incêndio atingiu nesta madrugada o entorno da Reserva Biológica em Araras

Rio de Janeiro, 10/08/06

Um incêndio atingiu nesta madrugada o entorno da Reserva Biológica de Araras, no Vale das Vedeiras, em Petrópolis, administrada pelo IEF/RJ (Instituto Estadual de Florestas). O fogo que provavelmente foi criminoso destruiu cerca de 20 hectares de vegetação arbustiva, arbórea, bromélias e orquídeas, de uma propriedade particular. Guardiões da Reserva e bombeiros do Destacamento de Itaipava combateram o fogo por mais de sete horas, que só foi extinto por volta das 1h30. A possível causa do incêndio foi a queima de lixo orgânico.

O IEF/RJ alerta a população para o possível risco de incêndios que próximas semanas. Segundo fiscais do instituto, na quarta-feira entrou novamente no período de risco máximo de incêndios, pois e a umidade relativa do ar está baixa e a temperatura se eleva a cada dia. - Estamos alertando a população para evitar que voltem a ocorrer queimada nas vegetações do estado e em especial em nossos parques. Com a ajuda de todos e evitando situações que possam a vir a causar incêndios, podemos fazer com que não haja mais incêndios em nossas unidades de conservação e garantido os objetivos do "Programa Incêndio Zero Zero" - disse o presidente do IEF, Mauricio Lobo.

Nas últimas semanas os Parques Estaduais da Ilha Grande, da Pedra Branca e a Reserva Biológica e Arqueológica de Guaratiba sofreram com as queimadas, onde os motivos que causaram os incêndios foram provocados por imprudência humana.

Para denunciar queimadas e crimes ambientais é só ligar para o Disque–Floresta: 3523-4030.

Fonte: JB online

Nenhum comentário: