sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Limites para Parque Estadual da Serra da Tiririca

Niterói, 25/08/06

Gabriel Felice

Autoridades, líderes ambientais e associações de moradores estarão reunidos amanhã para discutir a delimitação definitiva do Parque Estadual da Serra da Tiririca, criado em 1991, que faz limite entre os municípios de Niterói e Maricá. Mais de 25 mil pessoas e 10 mil propriedades ocupam atualmente os 21 mil quilômetros quadrados da reserva.

O presidente da Associação de Moradores do Condomínio Vale Feliz, Jairly Guimarães, explica que a instalação foi feita antes da implantação do Parque, com a autorização da Prefeitura. "Todos os imóveis possuem escritura. Desapropriar todo mundo e indenizar custaria muito caro para o Estado". Um ano após a criação do Parque, o Instituto Estadual Florestal (IEF) criou o Pró-parque, grupo que estudou por mais de 10 anos os limites provisórios do local. O IEF enviou um relatório à Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa (Alerj), no fim do ano passado. Para dar mais agilidade ao documento, o deputado estadual Adroaldo Peixoto Garani (PSC) enviou ao plenário Projeto de Lei 3238/06 propondo a demarcação definitiva do Parque, preservando os loteamentos. O objetivo é regulamentar de vez a situação dos moradores que, por conta da instabilidade causada pela instalação da reserva ecológica, não têm direito à água encanada, rua asfaltada. "A Prefeitura não pode fazer nada enquanto não se resolver que as propriedades ficarão de fora do Parque Estadual. Enquanto este impasse não é resolvido, todos nós ficamos apreensivos", explica Guimarães. Garani esclarece que é preciso definir os limites da reserva para que não se possa ter maiores prejuízos ambientais. "Queremos impedir as ações dos grileiros, que estão desmatando parte deste paraíso ecológico. Temos que defender este espaço", afirma.

Autoridades

Além do deputado Adroaldo Peixoto Garani, estarão no evento o administrador do Instituto Estadual de Florestas, Nelson Prado Junior – representante do secretário estadual de Meio Ambiente e vice-governador, Luiz Paulo Conde –, Jefferson Martins, secretário municipal de Meio Ambiente, o deputado Carlos Minc (PT) – presidente da Comissão de Meio Ambiente da Alerj –, o administrador regional de Itaipu, Marcelo Martins, Cátia Vallado, presidente do Conselho Comunitário da Região Oceânica (Ccron) e ambientalistas. O encontro acontece amanhã, às 10 horas, na Rua 4, número 10, Condomínio Vale Feliz, no Engenho do Mato.

Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário: