segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Serra do Rola Moça tem 177 ha queimados

Belo Horizonte, 13/08/06

Patricia Giudice

A mata do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na Grande Belo Horizonte, foi novamente atingida por um incêndio – o segundo em três dias. Conforme os bombeiros, 177 ha – o que equivale a 177 campos de futebol – foram destruídos.

Na noite de sextafeira, vários focos apareceram e o Corpo de Bombeiros precisou acionar 22 homens para tentar conter as chamas. Até a tarde de ontem, os bombeiros haviam calculado 70 ha de mata atingida, mas já consideravam o fogo controlado.
Durante a madrugada, focos chegaram próximo ao condomínio residencial Casa Blanca, em Nova Lima. Na manhã de ontem, o vento fez com o fogo seguisse para a cidade de Ibirité, na Grande Belo Horizonte. Três aeronaves fizeram 16 viagens para abastecer com água e jogar sobre o fogo. Cada avião comporta 1.500 l de água. Ainda não se sabe a causa do incêndio, mas, segundo o subtenente Cléber Ribeiro de Carvalho, do Centro Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Cobom, a serra do Rola Moça sofre constantemente com queimadas por ser uma mata muito próxima à área urbana. “A primeira hipótese é que tenha surgido próximo a uma estrada que liga o bairro Jardim Canadá ao condomínio Casa Blanca”, disse. Nas últimas quarta e quinta-feira, 107 ha da serra foram destruídos em outro incêndio que do Rola Moça.
A queimada durou mais de 24 horas e precisou de dois aviões e um helicóptero antiincêndio para combater devido a dificuldade de acesso ao local. O parque tem 3.941 ha.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário: