terça-feira, 15 de agosto de 2006

Teste de emissão de poluentes reprova 25% dos carros no Rio

Rio de Janeiro 15/08/2006

O teste de emissão de poluentes faz parte da vistoria anual do Detran, junto com a veirificação das lanternas e faróis, pneus e equipamentos de segurança. O limite de poluentes que um carro pode lançar na atmosfera varia de acordo com o ano de fabricação e com o modelo.

Quanto mais novo, menos gases tóxicos o motor deve dispersar. Mas os veículos de passeio com capacidade para até cinco passageiros, mesmo reprovados, podem continuar circulando.
O carro do motorista Saulo Ribeiro estava mal de saúde. O motor estava desregulado e o dono do veículo nem desconfiava. - O meu teste foi quase no limite. Agora, vou regular o motor - contou Ribeiro. Pesquisadores da Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) analisaram os carros vistoriados pelo Detran na capital e fizeram as contas: a cada ano, 25% dos veículos são reprovados. - Desses 25%, cerca de 65% corresponde aos veículos de uma parcela da frota mais antiga. Falta a conscientização do usuário quanto à importância do estado de manutenção do seu veículo para garantir os níveis de emissão de poluentes estabelecidos pelo fabricante - explicou a pesquisadora Paulina Porto, da Coppe/UFRJ.

A vistoria anual é obrigatória, mas muitos motoristas acabam desviando dos postos do Detran. Metade da frota do estado do Rio - pelo menos 800 mil veículos - que circula hoje não passou pelo serviço. E o pior é que esses são, na maioria, carros mais velhos, com motores desregulados, liberando poluentes no ar acima da quantidade permitida. No total, 77% dos poluentes lançados na atmosfera na Região Metropolitana do Rio vêm do trânsito, segundo a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema). A solução para melhorar a qualidade do ar passa pela renovação da frota e investimento em transporte público. Mas pode começar pela mudança de comportamento de cada motorista. - O principal motivo é a falta de conservação e de regulagem do carro, falta de cultura e de cuidado do veículo. Às vezes, falta interesse em preparar o carro antes de ir à vistoria. E, principalmente: o povo no Brasil não tem essa educação de preservação ambiental - enumera Gleno Pereira, do Detran.

Fonte: O Globo online

Nenhum comentário: