sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Baleia - piloto morre na praia do Francês

A hipótese é que o animal tenha ficado preso em uma rede de pesca ao tentar fugir acabou indo em direção uma embarcação, sendo atingida por sua hélice

Maceió, 28/09/06

Marcos Rodrigues

A beleza da praia do Francês, distante 20km da capital Maceió, está sendo manchada de sangue com as mortes, quase que diárias, de espécies marinhas. Ontem foi encontrada agonizando na areia uma baleia da espécie piloto (2,5m). Outras duas tartarugas também foram encontradas na mesma situação. Ao todo já são cinco tartarugas mortas em menos de uma semana. Em todos os casos, os cortes em patas e cabeça não deixam dúvidas de que foram atingidas por hélices de embarcações ou ainda que foram arrastadas por redes utilizadas na pesca do camarão.

Tartarugas morrem ao tentar desovar
As tartarugas são as vítimas mais freqüentes das embarcações. O caminho que fazem do mar até a areia das praias para poder desovar, há muito deixou de representar vida para a espécie. Segundo o pesquisador e biólogo Fábio Henrique Ferreira de Menezes, as tartarugas estão em fase de desova. “Elas estão em busca de local para desovar porque estamos nesse período. E a região é um dos berçários”, diz Fábio.

Fonte: Gazeta de Alagoas

Nenhum comentário: