quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Poupar peixes pequenos pode prejudicar ecologia, sugere estudo

18/10/06

Ao eliminar os peixes maiores e mais fortes, a pesca deixa para trás uma população fraca, vulnerável a crises ambientais

Uma pesquisa mostra que a pesca industrial, ao retirar do mar os indivíduos mais velhos e maiores, põe toda a população de peixes em risco. Ao deixar para trás um cardume dominado por peixes jovens e pequenos, os pescadores inadvertidamente tornam a população vulnerável a crises ambientais, como as que podem ser desencadeadas pelo fenômeno El Niño. O trabalho com essas conclusões está publicado na edição desta semana da revista Nature.

Os resultados baseiam-se em dados obtidos pela Cooperativa de Investigação dos Pesqueiros Oceânicos da Califórnia (CalCofi, na sigla em inglês), um programa que pesquisa as condições ecológicas na corrente da Califórnia há mais de 50 anos. O estudo mostra que, para além do declínio esperado na população causado diretamente pela atividade pesqueira, a pesca tem um impacto de "risco duplo", amplificando as máximas e mínimas da variabilidade natural da população. Isso aumenta a incerteza de estimar os níveis de população de peixes e pode deixar os pesqueiros mais perto do colapso do que se imaginava. Para isolar a influência da pesca nas populações de peixes da exercida pelos eventos ambientais, os cientistas analisaram tanto espécies pescadas quanto outras que não são visadas pelos pescadores. "Descobrimos que a variabilidade nas espécies visadas (pelos pescadores) era muito maior, significando que a pesca tende a amplificar tanto os picos quanto os vales nos números da populações", disse George Sugihara, co-autor do artigo. "Isso sugere que a pesca deveria ser manejada não apenas para manter o nível de pescado dentro de uma cota de biomassa, mas também para manter uma certa estrutura demográfica no cardume", disse ele.

Fonte: Estado online

Nenhum comentário: