Aproveitando a estiagem, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), em conjunto com a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), intensifica a limpeza do trecho urbano do Rio Paraibuna.
A operação foi iniciada pela parte inferior das pontes e margens do rio, com apoio de um barco motorizado, para a coleta da sujeira acumulada.A ação faz parte de uma grande campanha de limpeza que vem sendo desenvolvida pela Prefeitura de Juiz de Fora, visando a solucionar a questão dos resíduos sólidos no Paraibuna, na tentativa de acabar com os diversos pontos de grande acúmulo de lixo que foram identificados pelo Demlurb. Para a execução do trabalho, dois funcionários percorrem o rio de barco. Junto a essa ação, vêm sendo desenvolvidos programas que têm como objetivo melhorar o aspecto e as condições sanitárias do rio. Também vem sendo realizadas capina e roçada das margens, enquanto a Cesama executa dragagens periódicas em toda a extensão do Paraibuna.O Demlurb esclarece que precisa contar com a ajuda da população que deve evitar jogar lixo no rio.
Nesta quarta-feira, dia 20, a partir das 10h, o barco estará percorrendo a região da Ponte do Krambeck, retirando a sujeira acumulada no local. De acordo com a diretoria do órgão, neste trecho o rio se mostra bastante poluído, com muito lixo acumulado debaixo da ponte que continua sendo jogado de forma indiscriminada, apesar das inúmeras campanhas que vêm sendo realizadas. Com a continuidade desse trabalho de sensibilização, acredita-se em maior conscientização das pessoas para que não atirem de forma indiscriminada lixo e entulho no rio , mantendo assim a limpeza e contribuindo para uma melhor qualidade de vida de todos.Além desta ação, outras como a utilização de máquinas costais para a capina das margens do rio vêm sendo implementadas e ainda estão sendo ministradas palestras sobre a importância da separação do lixo e da reciclagem, e campanhas educativas com distribuição de panfletos explicativos sobre a forma de acondicionamento correto do lixo.
*Outras informações com a Assessoria de Comunicação do Demlurb pelo telefone 3690-3537.
Fonte: Assessoria Demlurb
Nenhum comentário:
Postar um comentário