quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

ilha de Lohachara, Índia: Aquecimento global faz sua primeira vítima

Desaparecimento da ilha de Lohachara, na Índia, confirma as mais assustadoras previsões de especialistas sobre clima

O aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global fez desaparecer, pela primeira vez, uma ilha da face da Terra. A submersão da ilha de Lohachara, na Índia, localizada na região onde os rios Ganges e Brahmaputra desembocam na Baía de Bengala, marca o momento em que uma das mais apocalípticas previsões de ambientalistas e cientistas sobre o aumento das temperaturas começa a se tornar realidade.

À medida que o nível das águas continuar a subir, os oceanos vão engolir nações insulares, das Maldivas às Ilhas Marshall, inundar vastas áreas de países como Bangladesh e Egito e fazer submergir partes de cidades costeiras.
Há oito anos, uma ilha desabitada - no atol de Kiribati, no Pacífico - foi parcialmente submersa pelas ondas. Moradores de ilhas vizinhas de Vanuatu, no Pacífico, foram evacuados como medida de precaução.
Mas a ilha não foi totalmente submersa e pode ser vista. A desaparição de Lohachara, que no passado já teve uma população de dez mil habitantes e havia sido evacuada, não tem precedentes.

Desaparecimento é registrado por satélite

O fim da ilha foi oficialmente registrado num estudo feito ao longo de seis anos por pesquisadores da Universidade Jadavpur, em Calcutá. A ilha é tão remota que os pesquisadores só souberam de seu desaparecimento quando perceberam que ela não aparecia mais nas imagens de satélite.
Dois terços da ilha vizinha de Ghoramara vivem permanentemente inundados. Sugata Hazra, diretor da Escola de Estudos Oceanográficos da universidade, afirma que é apenas uma questão de tempo para que ela também seja tragada pelas águas. Segundo Hazra, nessa parte do delta indiano, há uma dezena de ilhas na mesma situação. Os 400 tigres que vivem na região também estão em perigo.
Até agora, especialistas apontavam que ilhas de Papua Nova Guiné seriam as primeiras a desaparecer em razão do aquecimento dentro de oito anos. Mas Lohachara acabou ganhando o primeiro lugar desse ranking nefasto.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: