Mal começou o verão e a preocupação com as pancadas de chuvas características da estação já começaram. Nesta quinta-feira, o Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais Urbanos (Nephu) da Universidade Federal Fluminense (UFF) entregou mais uma parte do relatório com o mapeamento das áreas de risco da cidade e soluções para evitar deslizamentos de encostas à Prefeitura de Niterói.
De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo, a partir de janeiro as medidas começarão a ser postas em prática. A Prefeitura de Niterói esclareceu que neste momento os relatórios ainda estão sendo analisados e as soluções propostas avaliadas. Mas, que no início do próximo ano, a Secretaria de Urbanismo já estará com o projeto finalizado.
O crescimento desordenado nas encostas têm sido a principal causa de deslizamentos na cidade. Somente este ano, a Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) investiu cerca de R$ 6.576.378,40 em intervenções na infra-estrutura em todas as regiões do município para garantir que neste verão a cidade sofra menos com os impactos da chuva. Em janeiro, a parte inicial do mapeamento do Nephu detectou seis áreas com alto risco de deslizamento e inundações: a comunidade do Africano e o Morro da União, ambos no Largo da Batalha; o morro Souza Soares, na Zona Norte; Vital Brazil, na Zona Sul, e Bacia do Rio João Mendes, na Região Oceânica. O Centro, Maruí, Alameda São Boaventura, no Fonseca, Muriqui, Pendotiba e João Mendes são as áreas detectadas como propensas a riscos de enchentes em Niterói.
De acordo com o diretor operacional Lincon Thomas da Silveira, somente este ano, o Executivo niteroiense já concluiu 27 intervenções e estão em andamento outras oito obras.
Canal
De acordo com o diretor de manutenção da Emusa, Pedro Vianna, a limpeza faz parte da rotina da empresa e o procedimento é feito a cada dois meses. "É um processo trabalhoso e deverá durar três dias. A lama removida é posta na calçada para secar e por isso deveremos levar três dias para concluir o serviço", esclareceu Vianna.
Tempo continuará abafado
A meteorologista Marlene Leal explicou que o tempo continuará quente e abafado, com grande probabilidade de chuvas no final da tarde. Segundo ela, o céu permanecerá parcialmente nublado, com períodos encobertos e pancadas de chuvas e trovoadas até amanhã. No domingo, uma frente fria vinda da Região Sul do País chegará ao Rio. (Joana Mineiro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário