segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Brasileiro é mais consciente sobre clima

Os brasileiros e os chineses são os mais conscientes sobre o papel das atividades humanas no aquecimento global, mostrou uma pesquisa com 46 países divulgada na segunda-feira. Os norte-americanos são os menos conscientes.

Treze por cento nunca leram ou ouviram falar do assunto, embora os Estados Unidos sejam o maior emissor de gases-estufa do mundo. O levantamento, feito pela ACNielsen com mais de 25 mil usuários da Internet, mostrou que 57 por cento das pessoas no mundo todo consideram o aquecimento global "um problema muito grave" e outros 34 por cento consideram-no um "problema grave". "Foi necessário o aparecimento de padrões extremos e ameaçadores para finalmente transmitir o recado de que o aquecimento global está acontecendo e chegou para ficar, a menos que haja um esforço organizado e global para revertê-lo", disse Patrick Dodd, presidente da ACNielsen Europe.

Os latino-americanos foram os mais preocupados, e os norte-americanos os menos preocupados -- apenas 42 por cento das pessoas consideraram o aquecimento global "muito grave". Os Estados Unidos emitem cerca de um quarto de todos os gases-estufa, e são o maior poluidor do mundo, à frente de China, Rússia e Índia.
Há praticamente um consenso na comunidade científica de que as temperaturas do planeta estão aumentando por causa dos gases-estufa, liberados pela queima de combustíveis fósseis. O estudo também mostrou que 91 por cento das pessoas já tinham ouvido falar do aquecimento global, e 50 por cento imaginavam que ele fosse causado por atividades humanas.
Um relatório da ONU que deve ser divulgado na sexta-feira vai afirmar que há uma probabilidade de no mínimo 90 por cento de que as atividades humanas sejam a principal causa do aquecimento global nos últimos 50 anos.
A sondagem disse que as pessoas que vivem em regiões vulneráveis a desastres naturais foram as mais preocupadas -- desde os latino-americanos preocupados com os prejuízos às plantações de café ou banana aos moradores da República Tcheca, fortemente atingida por enchentes em 2002.

Na América Latina, 96 por cento dos entrevistados disseram que já ouviram falar do aquecimento global e 75 por cento o consideraram "muito grave". A maior parte das nações industrializadas assinou o Protocolo de Kyoto, que impôs limites às emissões de gases-estufa. O presidente George W. Bush tirou os Estados Unidos de Kyoto em 2001, mas disse semana passada que a mudança climática era um "sério desafio".

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário: