terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Coquetel reduz tumor de mama em roedores

Combinação de remédio com neutralizador de hormônio chegou a eliminar câncer. Em média, tumores encolheram 97%; mais testes são necessários em humanos.

Uma terapia que combina um remédio anticancerígeno e uma substância que neutraliza um hormônio reduziu muito o câncer de mama em camundongos, suprimindo totalmente o tumor em alguns casos, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos nos Anais da Academia Americana de Ciências.

Os autores do estudo, entre eles Andrew Schally, do Centro Médico do Sul da Flórida, desenvolveram uma substância chamada JMR-132, que neutraliza o hormônio de crescimento celular GHRH. Aparentemente, o GHRH desempenha um papel chave no crescimento dos tumores. Utilizado sozinho, o JMR-132 permitiu reduzir o volume dos cânceres de mama nos camundongos estudados em 63% em média, depois de três semanas, enquanto o anticancerígeno docetaxel provocou uma diminuição média de 74% no mesmo período. Mas o coquetel JMR-132/docetaxel provocou uma redução média de 97% dos tumores depois de três semanas, afirmaram os pesquisadores. O tumor desapareceu totalmente em alguns roedores tratados com o coquetel. Segundo os cientistas, a combinação JMR-132/docetaxel, que não teve efeito tóxico nem provocou efeitos colaterais graves, pode se tornar um tratamento promissor contra o câncer em humanos.

O docetaxel, cujo nome comercial é Taxotere, já foi aprovado nos Estados Unidos e na Europa para o tratamento de câncer de mama, gástrico, de pulmão, de próstata, bem como de cabeça e de pescoço. Ele age bloqueando a divisão celular.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: