A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu um novo inseticida contra a dengue. Feito em parceria com a empresa Bthek Biotecnologia, o produto, denominado Bt-horus, é uma arma biológica capaz de combater o mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti) sem causar danos à saúde humana e ao meio ambiente.
De acordo com a Embrapa, o inseticida foi desenvolvido a partir de uma bactéria conhecida como Bt (Bacilus thuringiensis), amplamente utilizada em programas de controle biológico em todo o mundo. Essa bactéria combate apenas insetos-alvo, por isso é inofensiva aos demais seres vivos. O produto pode ser aplicado em caixas d'água domésticas, basta uma gota para cada litro de água. Para desenvolver o inseticida biológico, a equipe de controle biológico da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, liderada pela pesquisadora Rose Monnerat, usou uma variedade brasileira de Bacillus thuringiensis altamente tóxica ao mosquito transmissor da dengue. O Bt-horus será aplicado inicialmente em São Sebastião, no Distrito Federal, cidade com maior foco do mosquito.
O Bt-horus é eficaz também contra o borrachudo. Esse mosquito, além de ter uma picada dolorida, pode causar alergia e, com isso, prejudicar a vida dos trabalhadores rurais, o turismo e a agropecuária, pois também causa estresse em animais.
Fonte: Redação Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário