Niterói
Fernando Brancoli
Passar o dia aprendendo ciências, ainda mais nas férias, pode parecer um pesadelo para qualquer criança. Porém, através de experimentos interativos e nada entediantes, a Casa da Descoberta da Universidade Federal Fluminense (UFF) pretende despertar o interesse da comunidade em geral pelo aprendizado científico, além de aproximar a população da universidade.
"Acho importante que a população conheça a pesquisa realizada na universidade, para inclusive poder valorizá-la. É necessário mostrar que esta ciência está presente no dia-a-dia e afeta a todos", afirma a idealizadora do projeto, a professora-doutora de Física da UFF Daisy Luz.
Funcionamento
Interação
Ainda segundo a professora, a Casa da Descoberta vai estrear esse ano um aquário com espécimes das praias de Niterói.
Tarde de atividades
Espaço terá sede própria
Com o crescente interesse da população e o aumento dos incentivos, este ano, a Casa contará com uma novidade: será construída a sede definitiva da Casa da Descoberta, fora do Instituto de Física. O projeto arquitetônico, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep), será uma inovação em Niterói: todo o complexo será energeticamente eficiente e ambientalmente sustentável. Além disso, há a idéia de mostrar também novos experimentos, exibindo formas de energia renováveis e alternativas. O projeto teve uma resposta positiva da comunidade especializada, tanto que venceu, em 2005, o importante Prêmio Procel, concedido pelo Ministério de Minas e Energia.
Atualmente, o horário de funcionamento da Casa da Descoberta é de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.
Fonte: O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário