quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Agenda 21 propõe oficina de agroeologia em Minas Gerais

Técnicas de agroecologia e de elaboração de projetos para captação de recursos para plantio de produtos orgânicos farão parte do programa de uma oficina que será realizada, até junho, para municípios que aderiram à Agenda 21 local em Minas Gerais. A proposta é resultado I Encontro Mineiro de Agendas 21 Locais, realizado na primeira quinzena de fevereiro, em Virgolândia (MG), que teve por objetivo fortalecer as relações para construção da Agenda 21 estadual e integrá-la com a rede nacional.

A oficina de agroecologia será aberta aos municípios mineiros com vocação agrícola e terá parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Embrapa. Foram apresentadas iniciativas de Betim, Virgolândia, Varginha, Sabará, Contagem, Belo Horizonte, São Roque de Minas e Pirapora. Durante o encontro em Virgolândia, 300 integrantes da Agenda 21 local participaram de programa de capacitação, envolvendo temas como educação ambiental, bioma cerrado (impactos ambientais, atividades econômicas), saúde e meio ambiente e gestão de recursos naturais. A reunião estadual acontece a cada seis meses. A próxima está prevista para o período de 19 a 22 de setembro, em Varginha.

A Agenda 21 é um dos principais resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92). Assinada por 179 países, constitui um Plano de Ação que visa a construção de sociedades sustentáveis, para ser adotado global, nacional e localmente, na parceria governos- sociedade civil. Os municípios que integram o sistema são incentivados a elaborar o orçamento participativo, lei de diretrizes orçamentárias e planos diretor de bacias hidrográficas, plurianuais para construção de ações e das políticas ambientais.

Fonte: MMA

Nenhum comentário: