segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Equipe descobre novas espécies no mar da Antártida


Entre as novas espécies está esse crustáceo da ordem dos amphipoda que foi apanhado em uma armadilha com iscas. Ele mede cerca de 10 cm e é um dos maiores da região


Uma expedição científica nos mares gelados da Antártida descobriu 19 possíveis novas espécies, de acordo com os pesquisadores. A equipe do Polarstern (estrela polar, em alemão) passou dez semanas explorando o fundo do mar de uma das áreas menos conhecidas do planeta.
As regiões Larsen A e B passaram cerca de 12 mil anos cobertas por plataformas de gelo que desapareceram há poucos anos, revelando pela primeira vez um habitat totalmente desconhecido.

Entre os animais revelados está o peixe gelado, considerado um exemplo extraordinário da evolução animal daquelas paragens. O animal evoluiu de forma a não ter glóbulos vermelhos e hemoglobina, de forma que o seu sangue flui mais livremente. O oxigênio se dissolve no sangue.
Entre os animais descobertos está uma estrela-do-mar, encontrada na abertura de uma geleira, que é incomum por apresentar 12 tentáculos, em vez dos cinco habitualmente encontrados. Poucos organismos vivem no ambiente enlameado em que ela foi fotografada pela equipe do Polarstern. A viagem de dez semanas do Polarstern, que pertence ao Instituto alemão Alfred Wegener, faz parte do Censo da Vida Marinha. A embarcação e muitos dos cientistas vão participar dos projetos do Ano Polar Internacional, que será lançado nesta semana.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário: