sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Nível dos oceanos cresce mais que estimado

Nível médio do mar aumentou 3,3 mm ao ano entre 1993 e 2006. Para a ONU, aumento seria de menos de 2 mm

O nível dos oceanos sobe mais rapidamente do que o estimado pelo Grupo Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (01) nos Estados Unidos, na véspera da publicação do quarto relatório desta organização. Uma equipe de cientistas americanos e europeus, entre os quais o alemão Stefan Rahmstorf, do Instituto de Pesquisas sobre o Impacto do Clima de Potsdam, denunciou em um artigo divulgado pela revista "Science", que o ritmo do aumento do nível dos oceanos, estabelecido pelos especialistas do IPCC em 2001, está subestimado.

Segundo o estudo destes cientistas, o nível médio do mar aumentou 3,3 mm ao ano entre 1993 e 2006, enquanto o IPCC, uma organização criada pela ONU, calculou um aumento de menos de 2 mm ao ano. Os cientistas ressaltaram que, segundo seus dados, este aumento no nível dos oceanos ocorre 25% mais rápido do que em qualquer outro período dos últimos 115 anos. Mas, acrescentaram, seria "prematuro concluir que o nível dos oceanos continuará subindo ao mesmo ritmo no futuro", embora se tenha destacado o derretimento da calota polar.

Os cientistas chegam às mesmas conclusões que os especialistas do IPCC sobre a concentração atmosférica de dióxido de carbono (CO2), enquanto seus números sobre a temperatura média global sobre a superfície terrestre correspondem à seção mais alta das previsões do IPCC.

Fonte: Globo.com
Os últimos dados do Painel datam de 2001 e devem ser atualizados no próximo relatório que será apresentado nesta sexta-feira, em Paris, considerado pela comunidade científica como a "bíblia" climática.

Nenhum comentário: