quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Projeto avalia impacto ambiental de oleaginosas

Cristina Tordin

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolve o projeto “Gestão Ambiental Territorial da Produção de Óleos Vegetais para Obtenção de Biocombustíveis”.

Esse projeto dedica-se à avaliação de impactos ambientais da cadeia produtiva, envolvendo duas abordagens complementares: o entendimento dos impactos sob o alcance dos elos da cadeia, de um lado, e a gestão ambiental de estabelecimentos rurais dedicados à produção de oleaginosas, de outro. Os Estados do Piauí e da Bahia destacam-se no cenário nacional de produção de biodiesel de óleos vegetais, com a mamona, e o Estado do Pará na produção de palma (dendê), com a inserção da produção familiar, que constituem pontos importantes para esse estudo.De 26 de fevereiro a 9 de março, a equipe do projeto realiza treinamentos e avaliações de estabelecimentos rurais dedicados à produção de mamona e dendê em três regiões produtoras distintas em Anísio de Abreu e São Raimundo Nonato (PI), em Belém (PA) e em Irecê (BA).

Gestão ambiental

O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e um dos coordenadores da atividade, Cláudio Buschinelli, explica que a metodologia desse estudo envolve dois sistemas complementares de avaliação. "Inicialmente, esclarece, realiza-se a avaliação de impactos ambientais da cadeia produtiva das oleaginosas utilizando o Sistema Eco-Cert.Rural, com consulta dos atores sociais diretamente envolvidos, como administradores e gestores municipais, instituições de pesquisa e apoio, ONGs, agroindústrias, usinas de biodiesel, cooperativas, associações, produtores, sindicatos rurais e cooperativas". De maneira complementar, avalia-se a gestão ambiental de estabelecimentos rurais produtores de oleaginosas representativos da situação regional, pelo sistema Apoia Novo-Rural. O Eco-Cert.Rural é um sistema simplificado de planilhas eletrônicas que integram 24 indicadores de sustentabilidade agrupados nas dimensões

Desempenho Ecológico e Desempenho Socioambiental

O pesquisador explica que o sistema é de fácil e rápida aplicação e vem sendo usado na avaliação de impactos ambientais de atividades e tecnologias em estabelecimentos rurais de variada natureza com resultados bastante expressivos.“Quanto ao Sistema APOIA-NovoRural”, diz Buschinelli, “é mais complexo por abranger um conjunto de planilhas eletrônicas que integram 62 indicadores de sustentabilidade das atividades produtivas agrupados nas dimensões Ecologia da Paisagem, Qualidade dos Compartimentos Ambientais (atmosfera, água e solo), Valores Socioculturais, Valores Econômicos e Gestão e Administração. O Sistema destina-se à gestão ambiental de atividades rurais, indicando os pontos críticos para correção do manejo, bem como os aspectos favoráveis para o fortalecimento da atividade”. Durante os eventos os pesquisadores locais e membros do projeto serão capacitados nestas metodologias, para utilização nas avaliações que se seguirão nos próximos dois anos. São parceiros do projeto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Embrapa Meio Norte (Teresina, PI), a Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus,AM) e a Embrapa Algodão (Campina Grande, PB).

Nenhum comentário: