Edson Gillet
Trezentos metros de redes de pesca apreendidas em operações pelo Ibama foram doadas ontem à Organização Não Governamental (ONG) Instituto Arraial do Pavulagem, com sede em Belém. “É a contribuição do órgão federal na valorização e preservação da cultura popular na Amazônia”, diz Arthur Valinoto, coordenador da Comissão de Doação do Ibama no Pará.
O coordenador de cortejos do Pavulagem, Crivaldo Costa, explica que as redes “serão utilizadas em atividades artísticas, culturais e shows produzidos pelo Pavulagem e, já neste domingo (11), o Cortejo do Cordão do Peixe do Boi terá o barco ornamentado com as redes doadas pelo Ibama e sairá pelas ruas da cidade em cortejo até a Praça do Carmo”, bairro da Cidade Velha, orla fluvial de Belém, região Norte do País.
O Instituto Arraial do Pavulagem têm por objetivo estimular e desenvolver ações educativas, artísticas, ambientais e comunitárias voltadas à preservação e a valorização da cultura popular da região amazônica e há 20 anos trabalha divulgando as raízes da música paraense como o Retumbão, Xote e Carimbo e manifestações folclóricas como o Boi-Bumbá, Marujada. Este ano o Çairé ou Sairé, de Alter do Chão (Santarém) será homenageado pelo Arraial da Pavulagem.
Ibama/PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário