Marcos Agostinho
O ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, disse hoje (1) que o governo federal vai intensificar a fiscalização da pesca ilegal, principalmente da pesca irregular de lagosta. Um plano com medidas nesse sentido já está em elaboração. O trabalho será coordenado pela secretaria, em parceria com a Casa Civil, Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
"Medidas de ordenamento, ou seja, regras para pescar, a definição de períodos, de pesos, do número de licenças, fiscalização efetiva por parte do estado é fundamental para que se garanta a sustentabilidade, mas também a consciência cada vez maior da sociedade sobre a necessidade de preservar as espécies”, afirmou o ministro, em entrevista às emissoras de rádio parceiras da Radiobrás.“Eu acredito que todo esse debate feito com as entidades e com os pescadores possa resultar em um grau de consciência maior de respeito às regras definidas. Porém, a fiscalização será uma ação de governo com o envolvimento de vários Ministérios e até da Casa Civil.”
Entre as principais práticas que o governo pretende estimular está a utilização de manzuá para a pesca da lagosta - armadilha feita com palha na qual a lagosta entra e não consegue mais sair.
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário