quarta-feira, 7 de março de 2007

Brasil no Ano Polar


Programa internacional de estudo dos ambientes polares tem lançamento no país, que participará com 28 projetos envolvendo cientistas de 30 universidades e centros de pesquisas (foto: API)


O Ano Polar Internacional (API), programa mundial de pesquisa para estudar os ambientes dos pólos Ártico e Antártico, envolverá cerca de 50 mil pesquisadores que conduzirão 227 projetos em 63 países até março de 2009.

A participação brasileira envolverá 30 universidades e centros de pesquisas em 28 projetos. O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com recursos dos Fundos Setoriais, disponibilizou para o evento cerca de R$ 9,2 milhões, que serão repassados em dois anos por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “O sistema nacional de ciência e tecnologia só se estruturou no Brasil nos últimos 50 anos, coincidindo exatamente com a data do último API, que foi também o ano que consolidou o Tratado Antártico.

Embora o Brasil não tivesse participado com pesquisas, logo em seguida tornou-se signatário do tratado”, disse Luis Fernandes, secretário executivo do MCT, na solenidade de lançamento, no Brasil, do 4º API, realizado no dia 1º, em Brasília. “Neste API, o país terá uma participação significativa, consolidando o reconhecimento da comunidade cientítica internacional, conquistada com sua presença na Antártica e com os 25 anos de trabalho consecutivo do Programa Antártico Brasileiro”, destacou Fernandes. Ano Polar Internacional: www.ipy.org

Fonte: Agência Fapesp

Nenhum comentário: