quinta-feira, 1 de março de 2007

Recursos hídricos, fenômenos climáticos e impactos ao meio ambiente em debate na UFF

O 1º Seminário de Recursos Hídricos, Fenômenos Climáticos e Impactos ao Meio Ambiente, promovido pela UFF, será realizado nos dias 14 e 15 de março, tendo como principal objetivo discutir assuntos relacionados à problemática do uso da água, dos fenômenos climáticos e dos impactos ambientais, a partir de dados técnicos e casos, visando ao aprofundamento do tema e ao fornecimento de indicadores e de sugestões que auxiliem na tomada de decisão das organizações públicas e privadas.

Nos debates, temas como demanda e disponibilidade de recursos hídricos; recursos hídricos e impactos ao meio ambiente no Leste da Baía de Guanabara; e meio ambiente, defesa civil e os fenômenos climáticos. O seminário recebeu o selo "Carbono Neutro", ícone desenvolvido pela MaxAmbiental - companhia certificadora para a identificação pública dos produtos, serviços, ações, instalações, eventos, etc. que tiveram seus volumes de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) neutralizados através de Projetos Ambientais reconhecidos e auditados.

Para receber e utilizar o selo Carbono Neutro é preciso atender a todos os pré-requisitos estipulados no Programa Carbono Neutro.O Selo Carbono Neutro atesta que a aquele bem, serviço, atividade ou instalação está "em dia com o planeta" e contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida na Terra. Foi desenvolvido para aplicação em embalagens, manuais, materiais promocionais, materiais impressos timbrados das empresas, templates de comunicação eletrônica e em peças de comunicação impressas e eletrônicas. Todo o material e atividades do seminário serão mensurados para fazer uma compensação ambiental com plantio de árvores.O seminário será realizado no auditório da Escola de Engenharia, Rua Passo da Pátria, 156, sala 330, São Domingos, Niterói, com abertura às 8h30. Estão previstas as presenças do governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, e do prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, na cerimônia de abertura. O evento contará ainda com a presença do presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado, e do vice-presidente da Firjan e coordenador do Fórum de Mudanças Climáticas do Sistema Firjan, José Mário de Oliveira Ramos.

Outras informações e inscrições no Departamento de Engenharia Civil, Rua Passo da Pátria, 156, sala 330, pelo telefone (21) 2629-5442, das 10h às 17h, ou pelo e-mail hidrouff@gmail.com.

Fonte: UFF

Nenhum comentário: