sexta-feira, 27 de abril de 2007

Inpa realiza projeto de sensibilização ambiental

Uma das mais importantes ações de sensibilização ambiental destinada à população de Manaus (AM) acontece neste domingo (29): o projeto Circuito da Ciência. A atividade será realizada, a partir das 8h30, no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e marca o encerramento do mês de aniversário do local.

Uma programação especial contará com a presença da cantora local Márcia Siqueira, e de cerca de 250 participantes, entre estudantes das Escolas Municipais Aristófanes Bezerra da Silva (Aliança com Deus) e Temístocles Gadelha (Jorge Teixeira), e comunitários dos bairros Cidade Nova I e Jorge Teixeira I. Segundo o responsável pelo projeto Jorge Lobato, servidor da Coordenação de Extensão (COXT/Inpa), o projeto visa utilizar o espaço do Bosque da Ciência e do Jardim Botânico Adolpho Ducke, localizado na zona Leste da capital amazonense, para fins de educação ambiental, várias atividades com as comunidades, e a inclusão social no processo de popularização da ciência. "Queremos que a população tenha acesso aos conhecimentos gerados pelo Inpa, no sentido da melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio das pesquisas realizadas pela instituição", ressaltou.

Durante o projeto, crianças, idosos e adolescentes participarão de passeios nas trilhas do Bosque, assistirão apresentações teatrais etc. Eles também terão acesso a informações relevantes sobre os cuidados que se deve ter para a prevenção de doença de Chagas, malária, dengue e leishmaniose, por meio de palestras. Assuntos como peso ideal, alimentação saudável, higiene bucal também serão abordados, além de questões mais abrangentes como, por exemplo, o efeito estufa. As palestras serão ministradas por pesquisadores dos Laboratórios de Leishmaniose, Malária e Dengue e de Psicologia e Educação Ambiental, e por alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pesquisadores do Laboratório Temático de Biologia Molecular (LTBM) e da Coordenação de Clima e Recursos Hídricos. "As ações do Circuito da Ciência são introdutórias de novos olhares, pensamentos, comportamentos e novos valores, tentando de alguma forma incluir os excluídos, e, nessa inclusão, resgatar a crença no ser humano como ser capaz de mudar e construir uma nova história, um mundo melhor", ressalta o coordenador do projeto. O projeto tem como parceiros a Semma, Semsa, Semed, Semulps, Sesc Amazonas, projeto Consciência Limpa e Piatam. O patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia e conta com o apoio da Masa, Séculus da Amazônia, Café Manaus, Brothers, Nature Vitae, Max-Planck, Magistral e Rio Negro Transportes.

Serviço Dia/Horário: domingo, 29 de abril de 2007, às 8h30 Local: Bosque da Ciência do Inpa - Rua Otávio Cabral s/n – Petrópolis, Manaus (AM)

Programação

8h30 – Caminhada nas trilhas

9h20 – Recepção e Apresentação das atividades

9h40 – Apresentação teatral do Projeto Piatam

10h – Distribuição de lanches

10h20 - Atividades Culturais: teatro de fantoches da Leishmaniose; oficinas educativas: Projeto "Pirada"; Malária e Dengue, Recursos Hídricos; Nutrição; Piatamzinho.

Fonte: Assessoria de Comunicação do INPA

Nenhum comentário: