sábado, 28 de abril de 2007

INPE: aquecimento transformará 30% da Amazônia em Cerrado

Cerca de 30% da Floresta Amazônica podem se transformar em cerrado no período entre os anos 2090 e 2099. A conclusão é dos pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais,o INPE, que cruzaram dados de modelos usados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática(IPCC, em inglês), com estudos de vegetação e clima feitos no Brasil.
Segundo novo modelo climático desenvolvido pelo INPE, a temperatura na região aumentará e poderá transformar floresta num grande cerrado. O estudo mostra ainda que as temperaturas médias no Brasil aumentaram 0,7º C nos últimos 50 anos.

Entre 2020 e 2029, o crescimento da savana chegará a 5,2% no norte do Brasil. Já em 2050, a taxa passa a 15,6%, segundo informações do INPE, divulgadas neste sábado pela Folha de São Paulo.A segunda parte do relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, lançada dia 2 de fevereiro, indicou, no pior dos cenários, o desaparecimento de grande parte da Floresta Amazônica até 2080 devido ao aquecimento global.

Fonte: O Dia

Nenhum comentário: