Christian Dietrich
Atendendo denúncias das comunidades do Lago Grande do Curuai, em Santarém, no oeste do Pará, fiscais do Ibama em conjunto com a Polícia Militar, Marinha do Brasil e Agentes Ambientais Voluntários da região, entre outras instituições, apreenderam seis embarcações pesqueiras, conhecidas na região como “geleiras” com carga estimada em 45 toneladas, em operação realizada entre os dias 22 e 24 de março. As embarcações estavam descumprindo o Acordo de Pesca do Lago Grande.
A operação foi realizada no âmbito da Unidade Integrada de Defesa Ambiental (UNIDA), que congrega diversas instituições da sociedade civil e do poder público no sentido de otimizar a utilização dos recursos disponíveis para a defesa do meio ambiente e mostra como os Acordos de Pesca são instrumentos importantes no combate à pesca predatória. Foram lavrados sete Autos de Infração somando R$ 465.700,00. Além das geleiras e dos pescados, também foram apreendidas várias canoas do tipo bajara, utilizadas na captura dos peixes, e redes malhadeiras, sendo que uma delas media 960 metros. Os peixes foram capturados com técnicas e petrechos proibidos pelo Acordo de Pesca, celebrado pelas comunidades do Lago Grande do Curuai e o Ibama, através da Instrução Normativa 030/2004, e em quantidade superior à permitida na norma. No Lago Grande as geleiras poderiam capturar apenas uma tonelada de peixes cada uma por viagem, e utilizar somente três canoas para a captura dos pescados.
As geleiras foram trazidas para Santarém, onde ficaram retidas em frente ao prédio do Ibama desde sábado. Devido à grande quantidade de pescados apreendidos e à necessidade da carga ser pesada antes da doação, as embarcações deveriam aguardar até hoje (2) no local para que houvesse condições de realizar o procedimento. Na madrugada desta segunda-feira, três das embarcações apreendidas fugiram do local, caracterizando os responsáveis pelas embarcações como infiéis depositários, uma vez que haviam assinado os Termos de Apreensão e Depósito dos peixes e dos barcos. O Ibama solicitou às Polícias Militar e Federal e à Marinha colaboração no sentido de encontrar as geleiras fugitivas, bem como os seus responsáveis, que correm o risco de serem presos.
As embarcações procuradas são: o Barco Motor (B/M) Comandante Mateus, do município de Prainha, B/M Esperança III, de Monte Alegre, e B/M Tupã, de Abaetetuba. Cada um dos responsáveis por essas embarcações foi autuado e multado em R$ 100 mil. Foram pesados 15.400 kg de peixes nas três geleiras que respeitaram a apreensão. Os pescados apreendidos foram doados para a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Santarém (SEMTRAS), Polícia Militar do estado do Pará, 8º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro e para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), entre outras entidades.
Fonte: Ibama
Nenhum comentário:
Postar um comentário