Países com litoral no Pacífico Sul ou com frotas na região chegaram a um acordo na noite desta sexta-feira em Reñaca, Chile, e vão congelar a pesca de arrastão em todas as áreas da zona onde existam ecossistemas marinhos vulneráveis. A medida começa a vigorar a partir do dia 30 de setembro.
A decisão dos presentes à terceira reunião destinada a criar um Organização Regional de Administração Pesqueira (ORAP) nesta zona foi elogiada pela Coalizão para a Conservação das Profundezas do Mar, formada por grupos de conservação da natureza e por ambientalistas.
Mais de 20 países do sul do Pacífico - inclusive Chile, Colômbia, Equador e Peru - assinaram o acordo na cidade chilena para tentar pôr fim a este método de pesca que destrói recifes de coral e a fauna marinha.A proposta para o controle desse tipo de pesca havia sido apresentada pela Nova Zelândia, responsável por 90% dessa indústria, que movimenta milhões de dólares. O Pacífico Sul abriga os últimos exemplares intocáveis do ambiente marinho profundo e se estende do Equador à Antártida e da Austrália à costa oeste da América do Sul.
Fonte: AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário