O Governo fechou 3.176 empresas na China em 2006 por poluir o meio ambiente, segundo números da Administração Estatal de Proteção Ambiental (SAIBA) publicados hoje pelo jornal China Daily.
O fechamento destas empresas - algumas delas voltaram a operar após melhorar seus standards ambientais - foi o resultado mais chamativo de uma campanha de inspeção que atingiu 720 mil companhias do país, na qual foram abertas 28 mil investigações por suspeitas de poluição excessiva. A China, o segundo maior emissor de poluentes do mundo, e que pode superar os Estados Unidos ainda este ano, segundo a Agência Internacional da Energia, não é obrigada pelo Protocolo de Kyoto a reduzir suas emissões, já que é um país em desenvolvimento.
No entanto, Pequim se propôs a reduzir por ano 10% de suas emissões de poluentes na próxima meia década, mas no ano passado não atingiu seu objetivo, com um aumento de 2%.
Na semana passada, a China participou ativamente da conferência da ONU sobre mudança climática em Bangcoc (Tailândia), onde a princípio foi criticada por colocar impedimentos para a redação do relatório final, embora mais tarde os grupos ambientalistas tenham avaliado positivamente o compromisso chinês.
Fonte: EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário