Helena Beltrão
Uma mistura de biodiesel desenvolvida pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT) reduz em 30% a poluição provocada pelos ônibus urbanos, ao mesmo tempo em que diminui em 38% a utilização de derivados de petróleo.
Este é o resultado do relatório de testes da mistura que foi entregue na ultima sexta-feira (18) à Agência Nacional de Petróleo (ANP). Numa parceria entre o INT, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e a ABC Participações, a mistura vem sendo testada em 40% da frotas dos ônibus da região metropolitana de São Paulo, desde outubro do ano passado. "O sucesso na utilização da mistura indica que ela pode ser utilizada em outras cidades, o que contribuirá para diminuir a carga poluidora de material particulado, que é emitida com a combustão de óleo diesel e, assim, melhorar as condições ambientais nos grandes centros urbanos", disse o pesquisador Álvaro Barreto, do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes do INT.
Coordenador da pesquisa de biocombustíveis, principalmente, na substituição do óleo diesel, ele também avalia que "essa substituição do óleo diesel deve diminuir a dependência do petróleo importado". A mistura testada é composta de 30% de biodiesel e 8% de álcool anidro, que entram na composição para reduzir o índice de resíduo de carbono. Para chegar a essa fórmula, a equipe de pesquisadores se dedicou a estudar várias combinações possíveis, dentro de um projeto de pesquisa que tem como título "Desenvolvimento de uso de misturas de biodiesel".
Fonte: MCT
Nenhum comentário:
Postar um comentário