segunda-feira, 7 de maio de 2007

Em Belém, Comissão do Congresso Nacional debate mudanças climáticas

O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT) recebe, hoje (7) pela manhã, a visita da Comissão Mista do Congresso Nacional para debater as conseqüências do aquecimento global. A comissão foi criada em março deste ano com o objetivo de acompanhar, monitorar e fiscalizar ações referentes às mudanças climáticas no País. Ainda hoje em Belém (PA), os membros da comissão vão realizar uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado do Pará sobre o mesmo tema.No Museu Goeldi, os representantes da Comissão serão recebidos pela diretora da instituição, Ima Vieira, que fará uma apresentação sobre a atuação da instituição no estudo e preservação da biodiversidade da Amazônia.

O pesquisador Peter Toledo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) e ex-diretor do Museu Goeldi, vai apresentar aos parlamentares as contribuições das redes de pesquisa para o entendimento das mudanças globais, tendo como exemplo principal a Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (Geoma), que desenvolve, desde 2002, modelos computacionais voltados à análise da dinâmica dos sistemas ecológicos e socioeconômicos da região, tendo por base o conceito de sustentabilidade. Tambem presente o pesquisador Leonardo Deane de Abreu Sá (Inpe/MPEG) falará sobre o Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), uma iniciativa internacional de pesquisa, liderada pelo Brasil, que investiga o funcionamento climatológico, ecológico, biogeoquímico e hidrológico da Amazônia, além dos impactos dos usos da terra na região. “O LBA gerou uma prática diferente de fazer pesquisa, baseada em um modelo multidisciplinar, o que contribuiu, de forma positiva, na formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa na Amazônia”, explica Leonardo Sá.

O pesquisador-visitante do Museu Goeldi, Ulisses Confalonieri, encerra o debate com os visitantes falando sobre os impactos das mudanças climáticas no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Em seguida, a Comissão visita o Parque Zoobotânico e a exposição Reencontros, na Rocinha. AudiênciaÀ tarde, a Comissão realiza, na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, uma audiência pública para debater o tema Aquecimento Global: diagnóstico e perspectivas para o Brasil. No evento, o pesquisador Roberto Araújo, do Museu Goeldi, participa da mesa-redonda "O avanço da fronteira agrícola e o desmatamento - diagnóstico e medidas de controle", abordando o desmatamento e o avanço da fronteira agrícola na Amazônia.

Fonte: Serviço de Comunicação Social do Museu Goeldi

Nenhum comentário: