sexta-feira, 18 de maio de 2007

Encontro discute Mídia e Educação

Juiz de Fora

Professores da rede municipal, estudantes de comunicação e jornalistas da cidade reúnem-se, entre os próximos dias 20 e 23, para a IV Semana da Comunicação que tem como tema “Mídia e Educação”. O evento é promovido pela Arquidiocese de Juiz de Fora em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Secretaria de Educação, e acontece no Centro de Formação do Professor, no Espaço Mascarenhas, a partir das 19h30. A entrada é franca.

O encontro tem como objetivo proporcionar um espaço para a discussão sobre os meios de comunicação e suas influências na vida dos estudantes. A abertura acontece neste domingo, dia 20, com uma celebração especial para os jornalistas da cidade presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Pe. Carlos Viol. A missa acontece às 17h, na Capela do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. A data também marca o Dia Mundial das Comunicações.Na segunda-feira, dia 21, a partir das 19h30, a programação está voltada para as crianças, com apresentação teatral especial do professor, diretor e ator Robson Terra. O espetáculo “A história de Dedé Dengoso” foca a prevenção e conscientização das crianças em relação à dengue, evidenciando que através do teatro é possível educar. Depois da encenação, acontece um bate-papo com as crianças sobre a programação televisiva.

Na terça-feira, dia 22, também às 19h30, a jornalista e especialista em Comunicação e Cultura Visual, Janaína Nunes, o especialista em Gestão de Processos Comunicacionais, Vinícius Moraes, e a professora da Faculdade de Educação da UFJF, Profª. Dra. Eliane Borges, compõem a mesa para refletir o tema geral do evento.De acordo com a secretária de Educação, Regina Mancini, é importante apoiar discussões atuais, principalmente mídia e educação, levando-se em conta as implicações deste processo no dia-a-dia da sociedade e como ela interpreta esta influência. “Antigamente, discussões sobre mídia e educação eram entendidas apenas como um movimento que incentivava o uso dos meios de comunicação no cotidiano escolar. Hoje, o conceito é outro, evoluiu e merece estudo e atenção, enfatizou Regina.

Para o bispo auxiliar da arquidiocese, Dom Paulo Francisco Machado, através da educação as crianças poderão ser construtoras de uma sociedade mais fraterna e justa. “É missão dos meios de comunicação social ser instrumento de educação, fazendo florescer os mais puros e nobres valores instilados pelo Criador no coração de cada criança: o amor pela verdade, o gosto pela beleza, o desejo do bem”, destaca. Outras informações com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação pelo telefone 3690-8497.

Fonte: Secom

Nenhum comentário: