quarta-feira, 2 de maio de 2007

Número de idosos vacinados contra gripe deve superar meta, diz Ministério da Saúde

Alana Gandra

A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Gripe deverá superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de imunizar mais de 11 milhões de brasileiros com idade acima de 60 anos. Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do ministério, Luiza de Marilac, o número de vacinados poderá inclusive ser superior ao de doses de vacina distribuídas no ano passado, que foi des 13 milhões.

Em entrevista à Agência Brasil, Luiza lembrou que, nos anos recentes, a meta sempre foi superada. "Então, a tendência historicamente, e com a mobilização toda que se observou e está acontecendo ainda, é que a meta seja alcançada.” Os 11 milhões de idosos que deverão ser vacinados na campanha deste ano correspondem a 70% da população nacional de idosos com mais de 60 anos. De acordo com dados parciais da campanha, o Norte apresenta o maior percentual de idosos vacinados até agora (45,52% do total previsto para a região). Entretanto, segundo Luiza, a Região Sudeste, que concentra o maior número de pessoas idosas no país, deverá ter o maior número de pessoas vacinadas. Até ontem (30), o percentual no Sudeste era de 38,07% do previsto, o que corresponde a 2.820.596 idosos vacinados.

A campanha, que começou no dia 23 de abril, termina sexta-feira (4). De acordo com Luiza, a vacina é oferecida a quem tem mais de 60 anos, uma vez por ano, no mês de abril, período que antecede os meses de inverno, quando há maior incidência de gripe. "Os idosos, ao tomarem a vacina contra a gripe, terão menos complicações decorrentes da doença. E assim vai haver menos consultas médicas, menos hospitalizações, menos mortes, e vai haver maior qualidade de vida do idoso. Envelhecer de modo mais saudável”, afirmou. A representante do Ministério da Saúde alertou os idosos que ainda não procuraram um posto de saúde para tomar a vacina para não perderem o prazo. "É importante não perder esse prazo, que é o momento oportuno, por anteceder o período de maior ocorrência de casos, que é no mês de junho.”

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: