Despertar nos alunos, pais e comunidade uma consciência crítica sobre os males que o fumo pode causar à saúde é a meta do projeto Tabagismo, desenvolvido no Colégio Estadual Abelardo Barreto do Rosário, na cidade de Tobias Barreto (SE).
Orientados pela professora Maria Nanciete Castro Santos, os estudantes fizeram pesquisas sobre o tema em livros, revistas e sites da internet e entrevistaram moradores da região. Estes conheciam os problemas associados ao tabagismo, desde dentes amarelados até câncer de boca e pulmão, mas os fumantes relataram muita dificuldade para abandonar o cigarro. Os alunos, então, explicaram aos entrevistados que irritabilidade e outras alterações são comuns nas primeiras semanas sem fumar, por causa da dependência causada pela nicotina. Contudo, esses sintomas desaparecem com o passar do tempo. Os estudantes também lembraram que, embora existam estratégias que podem ajudar a parar de fumar, como chás, gomas de mascar e remédios, elas só funcionam se houver paciência e força de vontade por parte do usuário.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), fumar é a principal causa de morte evitável no mundo e combater o tabagismo se tornou uma questão de saúde pública, que requer o envolvimento não só do governo, mas também da comunidade. Chamar a atenção da população local para o problema é justamente o que o colégio sergipano pretende. De acordo com o relatório do projeto, a educação na escola e em casa tem papel importantíssimo na prevenção, pois dá ao aluno a oportunidade de se conscientizar sobre os riscos do cigarro.
Fonte: Fiocruz
Nenhum comentário:
Postar um comentário