sábado, 12 de maio de 2007

Rio será uma das sedes do show contra aquecimento

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, em visita ao Rio de Janeiro e ao lado de Xuxa, anunciou hoje que a cidade será uma das oito a sedir os shows do evento Live Earth, no dia 7 de julho, para chamar a atenção do mundo sobre o problema do aquecimento global. "Estou aqui para convidar todos os brasileiros que se interessam pelo meio ambiente a assistirem ao espetáculo gratuito e ao ar livre que ofereceremos na praia de Copacabana", disse Gore em entrevista coletiva no Rio de Janeiro.

A cidade será a única da América Latina a ter um dos concertos com artistas internacionais do evento, que terá palcos em todos os continentes. Os "concertos para um clima em crise", como diz o slogan do evento, terão apresentações em oito cidades de vários países e serão transmidos ao vivo pela televisão em todo o mundo, junto com mensagens para mobilizar a humanidade na luta contra o aquecimento global. O evento durará 24 horas e começará com um concerto em Sydney, que será seguido de apresentações em Tóquio (Japão), Xangai (China), Johanesburgo (África do Sul), Londres (Reino Unido), Hamburgo (Alemanha), Nova Jersey (EUA) e, finalmente, Rio de Janeiro. "Será o maior espetáculo para televisão no mundo, todo com cerca de 2 bilhões de espectadores", afirmou Gore. O ex-vice-presidente americano vem promovendo em diferentes países o filme que produziu e o livro que escreveu sobre o aquecimento global, ambos chamados "An Inconvenient Truth" (Uma Verdade Inconveniente).
"O objetivo é elevar a consciência no mundo todo sobre a emergência planetária que enfrentamos", explicou.

Gore ressaltou que o concerto do Rio de Janeiro será o único gratuito e ao ar livre. Ele acrescentou que espera a presença de cerca de 1 milhão de pessoas em Copacabana. No ano passado, a praia recebeu 1,5 milhão de pessoas para verem o show gigantesco dos Rolling Stones.
"A aglomeração de público em torno da defesa do meio ambiente simbolizará a missão do projeto Live Earth de conscientizar o maior público possível em torno da causa", segundo os organizadores do evento mundial. Gore afirmou que a causa mobilizará cerca de 100 artistas de todo o mundo para, além de levar uma mensagem ao público, "incentivar Governos e empresas a combater igualmente a crise climática, por se tratar de um problema global e de responsabilidade mundial". O Live Earth é uma iniciativa de Kevin Wail, o mesmo produtor executivo da série de shows Live 8, promovida em 2005 em solidariedade a países da África. Os organizadores não divulgaram os nomes dos artistas que vão tocar, já que ainda estão em negociações com vários deles. O anúncio do concerto no Rio de Janeiro contou com a presença de Xuxa, que disse ter-se juntado à causa. "Quis me unir ao projeto porque sei que posso transmitir a mensagem para as crianças. Não sei falar a linguagem dos adultos, mas através do meu trabalho posso plantar essa semente no coração das crianças", disse a apresentadora.

EFE

Nenhum comentário: