sexta-feira, 1 de junho de 2007

Agenda JF realiza atividades para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente e Ecologia

Juiz de Fora

Em meio aos debates internacionais de proteção do meio ambiente e reversão do aquecimento global, a Agenda JF se uniu a empresas privadas, ONG’s, órgãos governamentais e demais setores da sociedade civil para promover uma ampla ação de conscientização e preservação da natureza.

Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente e Ecologia, celebrado em 5 de junho, diversas atividades multidisciplinares se estenderão entre o próximo domingo, dia 3, e a quarta-feira, 6 de junho, em variados pontos da cidade. Neste domingo, dia 3, os amantes de trekking e caminhadas ecológicas terão um bom motivo para sair de casa. Às 8h, no Parque da Lajinha, representantes da ONG Brasil Verde vão ministrar um curso sobre “Noções de métodos e técnicas do trabalho e pesquisa de campo - técnicas para fazer trilhas”. Logo depois, agentes da Polícia Militar Ambiental vão realizar apresentações sobre como lidar com animais peçonhentos.

Na segunda-feira, dia 4, o Parque Halfeld recebe a Feira do Meio Ambiente, com stands apresentando projetos relacionados ao tema. Das 10h às 17h, Agenda JF, AMAC, Funalfa, Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, Cesama, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Ibama, IEF, Embrapa, Emater, FEAM, Cetepro, Belgo Arcelor, Votorantim, Petrobras, DaimlerChrysler, White Martins, Onduline e ONG Brasil Verde apresentam seus trabalhos de educação ambiental. Destacam-se os projetos do Cetepro de transformação de óleo de cozinha em sabão, o modelo de caixa separadora de água e óleo da Agenda JF, a oficina de reciclagem de papel do Demlurb e a apresentação do Grupo Teatral da Demlurb, que começa às 15h.

Na terça-feira, dia 5, no Parque da Lajinha, escolas do município e segmentos dos projetos sociais da Prefeitura plantam árvores às 08h30, batizando-as com placas comemorativas. Às 10h, acontece a solenidade de inauguração da reforma do coreto, da nova cerca de segurança e proteção patrimonial, a entrega ao Prefeito da nova sede da Agenda JF e o lançamento da cartilha “Se essa rua fosse minha...”, que trata da arborização urbana. Às 11h, haverá uma apresentação de Tai Chi Chuan e, às 12h, o Ibama promove a soltura de pássaros. Durante a manhã, haverá distribuição de pipoca e lanches para as crianças. Às 19h, no Auditório do Centro de Formação do Professor, localizado no Espaço Mascarenhas, o supervisor de controle ambiental da Agenda JF, Márcio de Oliveira, profere uma palestra com o tema “A produção mais limpa como ferramenta de gestão ambiental para pequenas indústrias”. Após sua explanação, haverá uma mesa de debates encerrada com “Café com bate-papo”.

Na quarta-feira, dia 6, o professor doutor da UFJF, Jorge Macedo, e o professor doutor da Universidade Metropolitana de São Paulo, Plínio Tomaz, ministram uma palestra sobre “Aproveitamento de água da chuva”, às 14h30, no Espaço Mascarenhas.*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria dos Centros Regionais pelo telefone 3690-8131.

Fonte: Secom PJF

Nenhum comentário: