terça-feira, 12 de junho de 2007

Fungo mortal ameaça população de rãs no Japão

O Japão confirmou nesta segunda-feira o primeiro caso de rãs selvagens afetadas por um fungo mortal que já dizimou populações de anuros em todo o mundo. Segundo pesquisadores, o fungo foi detectado pela primeira vez há seis meses, em animais trazidos do exterior.

Um grupo de cientistas da Universidade de Azabu e do Instituto Nacional para Estudos do Meio Ambiente detectou restos do fungo mortal em quatro rãs selvagens da província de Kanagawa, perto de Tóquio. Elas faziam parte de um grupo de 132 rãs de 23 diferentes espécies analisadas em todo o país. O estudo mostrou que o fungo está presente em 31,9% dos animais analisados. Os pesquisadores acreditam que o fungo quitrídio, descrito pela primeira vez em 1998, é o responsável pelo desaparecimento de muitas rãs nos últimos anos, incluindo espécies na América Central e Austrália.

Ainda segundo cientistas, o fungo, transmitido pela água ou por contato direto, não foi tão mortal na América do Norte e Europa. O quitrídio foi detectado pela primeira vez no Japão há seis meses, na propriedade de um criador de rãs, em Tóquio. Todos os anuros existente no local ficaram doentes e morreram.

Fonte: EFE

Nenhum comentário: