sexta-feira, 15 de junho de 2007

Parlamentares discutem aquecimento global na Amazônia

Luís Mansuêto

Em Manaus, uma comitiva formada por deputados federais e senadores estarão reunidos, na próxima segunda-feira (18), para debater sobre as previsões do relatório do IPCC para Amazônia

Acontece na próxima segunda-feira (18), às 14h30, em Manaus (AM), no Plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, a audiência pública para debater o tema Aquecimento global: diagnóstico e perspectivas para o Brasil, o qual foi divido em dois assuntos: “O Desmatamento na Amazônia – Diagnóstico de medidas de controle” e “Alternativas para o desenvolvimento econômico e sustentável da região”. O debate será promovido pela Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional e contará com a participação da Comissão da Amazônia e da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.

A audiência tem como objetivo discutir com os representantes da sociedade local, órgãos estaduais e municipais e de organismos não-governamentais, com representação na Amazônia, os principais problemas ambientais da região com base no relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) das Nações Unidas. O documento prevê a transformação da floresta amazônica em savana, aumento da temperatura em 4º C, acima da média do planeta, com picos de mais de 50º C até 2070, diminuição da quantidade de chuva na região e períodos de seca mais longos. Antes da audiência, às 9h, os deputados federais: Jorge Khoury; Rebecca Garcia; Augusto Carvalho; Luiz Carreira e Sebastião Bala Rocha; e os senadores: Arthur Virgílio; Romeu Tuma e Jefferson Peres; que fazem parte das comissões farão uma visita ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT). No Inpa, eles serão recebidos pelo diretor do Instituto, Adalberto Luis Val. Logo após, assistirão um vídeo sobre as mudanças climáticas na Amazônia e uma palestra sobre o INPA e a biodiversidade amazônica. Em seguida, haverá uma plenária com as pessoas presentes. Depois, a comitiva seguirá para o laboratório de Ciências da Saúde, Herbário e Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA), onde conhecerão os trabalhos desenvolvidos.

Em Manaus, a comitiva também visitará o Museu de Ciências Naturais e a sede da Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) da Amazônia Ocidental. Além do Amazonas, a comissão já esteve no mês de maio no Pará, em Belém, onde foi debatido, na Assembléia Legislativa, o avanço da fronteira agrícola e o desmatamento. As informações levantadas serão utilizadas para subsidiar o relatório parcial aprovado no início deste mês. Em abril, a Comissão fez uma visita ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), em São José dos Campos (SP), além de ter realizado 12 reuniões internas, entre as várias audiências públicas, nas quais foram debatidos assuntos como o Setor Florestal e Código Florestal. Também ouviu representantes do governo federal que falaram sobre as ações que estão sendo implementadas para mitigar as conseqüências das mudanças climáticas no país. Próximas audiências O cronograma de trabalho da Comissão prevê ainda audiências em Palmas, Campo Grande, Cuiabá, São Paulo, Fortaleza e Florianópolis, até o fim do ano.

Em setembro, o relator, senador Renato Casagrande, apresentará a segunda parte do relatório, já com as conclusões da audiência em Manaus. No fim de dezembro, Casagrande concluirá os trabalhos e apresentará o relatório final. O objetivo da Comissão é setorizar os temas de acordo com cada região. Desta forma, por exemplo, em Palmas a preservação dos recursos hídricos será o centro da discussão e, em Campo Grande, o debate ficará em torno dos efeitos do aquecimento global para o Pantanal.

Assessoria de Comunicação do INPA



Nenhum comentário: