terça-feira, 12 de junho de 2007

R$ 2 milhões para popularização da ciência

Com o objetivo de divulgar a ciência para o grande público, estimular o aprendizado e despertar vocações, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) lançou a terceira edição do edital de Apoio à Difusão e Popularização de Ciência e Tecnologia. Serão disponibilizados R$ 2 milhões para as propostas aprovadas, que devem ser enviadas até 1º de agosto. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fapemig, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e a Fundação Lampadia, instituição estrangeira responsável por parte dos recursos do edital.

Os projetos devem se encaixar em uma das três linhas temáticas estabelecidas: instalação ou aprimoramento de centros, museus e parques de ciências, fixos ou itinerantes; produção de experimentos, material gráfico ou de ensino, modelos e equipamentos de multimídia; e cursos para treinamento e capacitação de professores, em especial para parques e museus de ciência com atendimento ao público externo. Entre as novidades está a possibilidade de financiamento de veículo para montagem de museu interativo itinerante. Nesse caso, a instituição proponente deve apresentar documento comprometendo-se com a manutenção do veículo e a cessão de motorista.

Em sua primeira edição, lançada em 2004, o edital de popularização da ciência recebeu 62 propostas, das quais 29 receberam financiamento. A segunda edição foi lançada em 2006 e, das 56 propostas recebidas, 24 foram apoiadas. Mais informações: www.fapemig.br

Fonte: Agência Fapesp

Nenhum comentário: