terça-feira, 31 de julho de 2007

Conama promove seminário sobre instrumentos econômicos no MT

Adriano Ceolin

O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) promoverá, nos dias 21 e 22 de agosto, o Seminário "Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental Rural na Amazônia: Desafios e Oportunidades". O evento, que faz parte de uma reunião ampliada da Câmara Técnica de Economia e Meio Ambiente do conselho, será realizado em Cuiába, no Mato Grosso, na Assembléia Legislativa daquele estado.

O objetivo do seminário é avaliar instrumentos econômicos para a gestão ambiental rural na Amazônia com vistas a sugerir políticas e ações de governo e definir inciativas no âmbito do Conama. Estão previstas a participação de autoridades dos governos federal e do Mato Grosso e de especialistas no assunto. A idéia do seminário surgiu durante a 45ª reunião extraordinária do conselho, realizada em setembro de 2005, também na capital mato-grossense. Alguns conselheiros chegaram a defender até a criação de um Grupo de Trabalho para discutir a questão dos instrumentos econômicos. Nesse sentido, o seminário é um passo importante para que seja fomentada uma maior discussão sobre o assunto. O evento buscará abordar o atual panorama, as iniciativas, as limitações e os desafios para a gestão ambiental rural.

Nos últimos dois anos, o Ministério do Meio Ambiente tem feito estudos junto ao Ministério da Fazenda para viabilizar instrumentos econômicos para investimentos em bases sustentáveis. O MMA busca parcerias com governos estaduais, municipais e demais instâncias para tornar isso possível.

Fonte: MMA

Nenhum comentário: