segunda-feira, 30 de julho de 2007

Fogo destrói a cada ano um milhão de hectares de florestas no Mediterrâneo

Cerca de 50 mil incêndios destroem a cada ano até um milhão de hectares de florestas na região do Mediterrâneo, segundo dados publicados hoje pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

O organismo acrescentou que até 95% dos incêndios são provocados pelo homem, já que, além dos propositais, a principal causa é a negligência, especialmente por causa de pontas de cigarros e dos descuidos ao fazer churrascos. Aproximadamente 30 mil trabalhadores se mobilizam a cada verão para lutar contra o fogo na região, número que pode chegar a 50 mil, incluindo a participação das Forças Armadas em anos de especial risco, acrescentou a FAO.
A FAO calculou que Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia investem mais de ? 2,5 bilhões a cada ano em prevenir e combater os incêndios. Deste valor, 60% se destinam a pagar equipamentos, pessoal e operações, e o restante se destina à prevenção. A agência afirmou que o aumento do número de incêndios ocorre não somente devido à elevação das temperaturas, mas também por causa do desenvolvimento socioeconômico do Mediterrâneo, o que levou ao abandono do meio rural.

Este êxodo, segundo a FAO, leva a uma redução do corte do mato, da poda de árvores e da coleta de madeira, o que provoca a proliferação de galhos e elementos que intensificam e agravam os incêndios, além de tornar mais difícil o trabalho dos bombeiros. A redução da população no meio rural significa também que os incêndios realizados com fins agrícolas têm mais chances de ficarem fora de controle. O organismo explicou que uma das peças-chave para a prevenção dos incêndios são os programas de educação, que devem incluir campanhas públicas e nas escolas.

EFE

Nenhum comentário: