segunda-feira, 30 de julho de 2007

Ibama vai construir o primeiro prédio público ecológico do País

O Ibama será responsável pela construção do primeiro prédio público ecológico do País. O edifício, que vai abrigar o escritório do órgão em Angra dos Reis, no litoral Sul fluminense, deverá estar pronto até o final deste ano. A informação foi dada pelo superintendente no Rio de Janeiro, Rogério Rocco, durante entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Segundo Rocco, toda a estrutura arquitetônica do novo prédio foi definida a partir de conceitos de sustentabilidade e racionalidade ambientais. O edifício aproveitará, ao máximo, a iluminação externa, propiciando o menor consumo de energia elétrica, e a ventilação, reduzindo o uso de aparelhos de ar condicionado e ventiladores. O prédio terá ainda um sistema de captação da água da chuva, que será armazenada e utilizada nos sistemas de descarga e nas lavagens externas do edifício. O material de construção - cimento, madeira e aço, entre outros – também deverá ser reaproveitado. "O cimento será feito com a reutilização de pneus usados e a madeira deverá ser oriunda de demolição ou certificada", afirmou o superintendente do Ibama no Rio.Rocco admitiu que os custos da construção do prédio ecológico devem ficar entre 30 a 50% mais altos do que os de uma construção comum, mas os gastos serão compensados, depois, com a economia que será feita com o uso de seus equipamentos. “No médio e longo prazos, a construção fica muito mais barata, pois há uma redução expressiva no custo de serviços prestados.

Se acenderá menos luz e se usará menos ar condicionado e água. Conseqüentemente, vai-se pagar menos taxas".Além disso, acrescentou Rocco, a utilização de material reaproveitado economiza os recursos e elementos da natureza. A longo prazo, isso traz efeitos econômicos e ambientais positivos para toda a sociedade.

Fonte: Ibama Sede/Radiobrás

Nenhum comentário: