terça-feira, 17 de julho de 2007

MMA estabelece objetivos para proteção das florestas

Adriano Ceolin

Nesta terça-feira (17), comemora-se o Dia de Proteção às Florestas em todo o Brasil. Muitas metas foram cumpridas nos últimos anos e novos objetivos já estão definidos para o próximo quadriênio, segundo o novo diretor do Programa Nacional de Florestas (PNF), Leonel Pereira. "Basicamente, são três os nossos objetivos: dar seqüência à expansão da base florestal; implementar o Programa Nacional Silvicultura de Espécies Nativas e Sistemas Agroflorestais (Pensaf); e recuperar áreas degradadas", afirmou Pereira.

Segundo ele, as ações de reflorestamento desenvolvidas entre 2003 e 2006 resultaram na média anual de 600 mil hectares plantados. "São árvores de pinho e eucalipto. Precisamos agora diversificar, ampliando o programa para outras espécies", disse o diretor do PNF. A meta é aumentar a média anual de plantio para 1 milhão de hectares, até 2010. "Para isso, um dos nossos objetivos é aproximar financiadores e produtores", afirmou. Já o Pensaf, lançado em outubro de 2006 em parceria com os ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Ciência e Tecnologia, deve ser impulsionado. Com ele, pretende-se criar condições favoráveis à utilização de espécies florestais nativas e sistemas agroflorestais para produção comercial. Isso irá resultar no aumento da disponibilidade de seus produtos e em benefícios sociais, econômicos e ambientais.

Pereira destacou ainda que a revitalização da Bacia do Rio São Francisco, desenvolvida em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do Rio São Francisco (Codevasf), servirá como projeto-piloto na recuperação de áreas florestais degradadas. Segundo ele, estudos para recuperar essa área já estão sendo feitos.

Fonte: MMA

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro amigo!

Adorei o blog. “Conscientizar é preciso!” ...acho que essa é a ordem do dia, quando se pensa no Planeta Terra, nas questões ambientais que exigem atitudes urgentes.

Cheguei até aqui pelo link do Planeta Sustentável e não vi o selo do site por aqui. O selo tem idéias sobre sustentabilidade que combinam com as idéias suscitadas nesse blog. Posso sugerir para colocá-lo? -

www.planetasustentavel.com.br Acho que essa causa merece divulgação!

[]s